O mês de fevereiro é marcado pela Campanha Fevereiro Roxo e Laranja. Duas formas de alertar e sensibilizar a população sobre o diagnóstico precoce de doenças sérias e, muitas vezes, incuráveis.
A cor “Roxo” visa mais qualidade de vida para pacientes que estão acometidos com as seguintes doenças que, se tratadas em estágios iniciais, podem ter seus sintomas controlados, como a Fibromialgia (dor e fraqueza muscular generalizada); Alzheimer (doença progressiva que destrói a memória) e Lúpus (doença inflamatória autoimune em que o próprio corpo ataca seus tecidos).
Já cor “Laranja” serve como um alerta e incentivo para a doação de sangue ou medula óssea. Referente a doença Leucemia: neoplasia maligna que acontece devido a uma mutação genética onde os glóbulos brancos perdem sua função de defesa e passam a se reproduzir de forma desordenada. A doença pode acometer pessoas de mais ou menos idade, em qualquer fase da vida, incluindo crianças.
Buscando informar e sensibilizar os bancários do Amapá, o Sintraf/AP entra e apoia a campanha Fevereiro Roxo/Laranja, em busca de qualidade na saúde, e principalmente que se conscientizem sobre essas doenças e a busquem pelo diagnóstico precoce e fazer o tratamento logo, pois são fundamentais para garantir longevidade a quem está debilitado.
“Cuidar da saúde é de responsabilidade de todos, ir ao médico e realizar exames periodicamente nos ajuda a prevenir e diagnosticar qualquer tipo de doença. Não devemos procurar somente o médico quando estamos sentindo algo, a prevenção é primordial para descobrir a tempo alguma doença e conseguir fazer o tratamento adequado e principalmente evitar outros problemas de saúde”, recomenda a diretora de saúde do Sintraf/AP, Dayane Machado.
Saiba mais:
https://bvsms.saude.gov.br/lupus/
https://bvsms.saude.gov.br/doenca-de-alzheimer-3/
https://bvsms.saude.gov.br/fibromialgia-3/
https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7633-leucemia
Comments