Caravana sintraf-AP: diretoria visita trabalhadores e trabalhadoras dos municípios de Laranjal do Jari e vitória do Jari
- sintrafap

- 3 hours ago
- 4 min read
Com 277 km de estrada, a diretoria levou mais de 4 horas de viagem para chegar ao município.

Na manhã do dia 28, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado do Amapá (Sintraf-AP) pegou a estrada com destino ao município de Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Na região, a população conta com atendimento bancário do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Bradesco. Após mais de 4 horas de viagem, a caravana teve como objetivo visitar os trabalhadores e trabalhadoras que atuam em regiões afastadas da capital, além de compreender os anseios e necessidades da categoria.

O presidente do Sintraf-AP, Samuel Bastos, as diretoras de Mulheres e de Imprensa e Comunicação, Samila Moraes e Janaína Figueiredo, o diretor Administrativo e Financeiro, Edson Gomes, e a secretária-geral, Bruna Athayde, estiveram no município para escutar e acolher as reivindicações dos bancários e bancárias. Ao longo do ano, essas demandas serão organizadas e levadas às mesas de negociação, fortalecendo a representação da base.
Município de laranjal do jari
O território recebeu esse nome por significar “o lugar dos laranjais, às margens do rio Jari”, remetendo às suas características naturais e territoriais. O rio Jari faz a divisa entre os estados do Amapá e do Pará. O município possui uma população estimada em cerca de 38 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Caixa Econômica Federal

A diretoria chegou ao município na tarde do dia 28 e, na manhã do dia 29, deu início às visitas às agências bancárias. O primeiro banco a receber o sindicato foi a Caixa Econômica Federal. Durante o encontro, os trabalhadores e trabalhadoras destacaram as principais dificuldades enfrentadas no exercício de suas atividades no município.
Entre os relatos, a principal crítica foi em relação ao plano ‘Saúde Caixa’, tema que o Sintraf-AP, juntamente com outras entidades sindicais, cobram há meses na luta por melhorias e pelo reajuste do teto de custeio. Os bancários também apontaram a escassez de locais credenciados para atendimento pelo plano, o que impacta diretamente a saúde física e mental da categoria.
“A caravana chegou a Laranjal do Jari, onde nos reunimos com os funcionários da agência. Ouvimos atentamente as reivindicações da base e reafirmamos nosso compromisso com a luta por melhorias concretas. Todas as pautas apresentadas serão organizadas e levadas à Conferência Nacional, que acontece ainda este ano”, destacou o diretor Administrativo e Financeiro, Edson Gomes.
Bradesco

O Bradesco não possui agência bancária na região, mas mantém um posto de atendimento e um Posto Avançado (PA) para atender as demandas do município. Para chegar ao Posto Avançado localizado no município de Vitória do Jari, a diretoria precisou realizar a travessia de balsa pelo rio Jari, com duração aproximada de 30 a 40 minutos.
A localidade, com cerca de 12 mil habitantes, conta com apenas uma trabalhadora para atender toda a demanda da população, situação que provoca sobrecarga física e mental. O sindicato esteve no local, ouviu os relatos e avaliou as condições de trabalho, com o objetivo de levar às mesas de negociação as demandas de forma detalhada e fundamentada.

O outro posto de atendimento do Bradesco funciona em Laranjal do Jari e conta com uma equipe de cinco trabalhadores, que também enfrentam alta demanda e forte cobrança por metas. Os relatos dos dois postos foram semelhantes, dificuldades para garantir um atendimento de qualidade à população em razão da precarização das condições de trabalho, das demissões e do fechamento de agências na região.

Em 2025, a única agência que atendia a região ficava em Monte Dourado, distrito do município de Almeirim, no estado do Pará, e teve suas atividades encerradas. O fechamento resultou na demissão de trabalhadores, além de aumentar a sobrecarga da base no Amapá e precarizar ainda mais o atendimento bancário à população.
Banco do Brasil

Finalizando o roteiro de visitas, o sindicato esteve na agência do Banco do Brasil. Durante o diálogo com os trabalhadores e trabalhadoras, ficou evidente a insuficiência do quadro de pessoal para atender às exigências e ao volume crescente de demandas da agência. A redução do número de empregados em todo o sistema bancário tem provocado uma rotina de trabalho exaustiva, marcada pelo acúmulo de tarefas e pela pressão constante por resultados.
Os relatos apontaram, de forma unânime, a urgência na recomposição do quadro funcional por meio de concurso público, medida fundamental para proteger a saúde dos bancários e garantir um atendimento mais eficiente e humanizado à população da região.
O presidente do Sintraf-AP, Samuel Bastos, demonstrou preocupação com os relatos apresentados e destacou que essas situações resultam em sobrecarga, adoecimento e precarização das condições de trabalho.
“Ouvimos relatos preocupantes sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores. O sindicato não vai se calar diante dessa realidade. Nosso compromisso é com a base, com quem está na ponta garantindo o funcionamento do sistema bancário todos os dias. Seguiremos organizando essas denúncias e cobrando soluções concretas dos bancos, sempre ao lado das trabalhadoras e dos trabalhadores”, afirmou o presidente.
Confraternização

Para encerrar a série de visitas aos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, a diretoria organizou um jantar de confraternização para os trabalhadores e trabalhadoras da região. Durante a noite, profissionais de diferentes instituições bancárias tiveram a oportunidade de trocar experiências, fortalecer laços e se aproximar ainda mais.
Também foi realizado o sorteio de brindes para a base, como forma de reconhecimento e gratidão por todas as contribuições ao mundo do trabalho e à luta sindical.
No mês de fevereiro, a diretoria seguirá para a última etapa da Caravana Sintraf-AP, com visitas às agências bancárias dos municípios de Porto Grande e Pedra Branca, reafirmando o compromisso do sindicato com a base em todo o estado.
Redação Sintraf/AP
Texto: Giovane Brito
Foto: Cássio Isacksson
Siga-nos no Twitter: @SintrafAP
Facebook: Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá
Instagram: @Sintrafap
Contato: Secretária Sintraf/AP - (96) 98802-0267
![[Logo] [Horizontal] Sintraf-AP-02.png](https://static.wixstatic.com/media/023f65_6d1fd5ef1e13430f97e0535205e44d1e~mv2.png/v1/crop/x_0,y_1307,w_3334,h_719/fill/w_380,h_82,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BLogo%5D%20%5BHorizontal%5D%20Sintraf-AP-02.png)



















Comments