top of page

Diretoria do Sintraf-AP pega estrada e visita bancários e bancárias do Amapá e Oiapoque

  • Writer: sintrafap
    sintrafap
  • 3 hours ago
  • 4 min read

Os municípios afastados receberam o sindicato e relataram suas dificuldades e necessidades


Durante três dias de viagem, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Sintraf-AP) percorreu 578 km para visitar bancários e bancárias de bancos públicos e privados nos municípios de Amapá e Oiapoque. Com mais de 12 horas de estrada, os diretores escutaram, acolheram e presentearam os trabalhadores e trabalhadoras, como forma de valorização e fortalecimento da união da classe trabalhadora.

Sintraf-AP na estrada para chegar aos municípios | Foto: Giovane Brito
Sintraf-AP na estrada para chegar aos municípios | Foto: Giovane Brito

Com o clima chuvoso em Macapá, a diretoria saiu da capital às 7h do dia 22, rumo às agências bancárias das regiões. No percurso, passou por municípios como Porto Grande, Ferreira Gomes, Pracuúba, Itaubal, Tartarugalzinho, entre outros pontos que integram o território amapaense. O Sintraf-AP chegou ao município de Amapá, localizado a cerca de 300 km de Macapá. O nome do município tem origem tupi e foi dado em razão de seu território ser cortado pelo rio Amapá.


O único banco em funcionamento no município é o Banco do Brasil, responsável por atender toda a demanda bancária da região e de localidades próximas. Com apenas quatro trabalhadores para lidar com uma alta demanda, o Sintraf-AP esteve presente para escutar seus anseios e reafirmar que, mesmo à distância, o sindicato segue na luta por mais direitos e melhores condições de trabalho.

Entre os relatos apresentados, destacou-se a necessidade urgente de mais pessoal para dar conta das metas e da elevada demanda da agência. Os trabalhadores reforçaram a importância da realização de concurso público para a contratação de novos bancários na região. Com um quadro reduzido, os profissionais se encontram sobrecarregados pelo alto fluxo de trabalho.

“Escutar os bancários e bancárias é fundamental. Seus anseios e demandas serão organizados e levados às mesas de negociação ao longo da campanha negocial deste ano”, afirmou o diretor administrativo e financeiro do Sintraf-AP, Edson Gomes.

O sindicato acolheu as demandas e relatos apresentados e reforçou seu compromisso na cobrança por novas contratações e pela abertura de novas agências no município. Também foram entregues brindes em celebração às contribuições dos trabalhadores e trabalhadoras para o mundo do trabalho e para a luta sindical.

Após o encontro, a diretoria seguiu viagem com destino ao Oiapoque. Foram aproximadamente 6 horas de deslocamento, enfrentando trechos ainda sem asfaltamento, com muita lama e dificuldade de visibilidade devido às chuvas, que persistiram até a chegada ao destino final.

Na manhã do dia 23, as visitas às agências bancárias iniciaram. Oiapoque, município que faz divisa com a Guiana Francesa, território da França, conta atualmente com apenas três bancos para atender a população, dois bancos públicos; Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e um banco privado, o Bradesco.


Apesar de serem instituições diferentes, as denúncias apresentadas foram semelhantes. Profissionais relataram sobrecarga de trabalho diante da alta demanda de atendimento. Com a perspectiva de exploração de petróleo na região, o fluxo de pessoas aumentou significativamente, sem que houvesse ampliação do número de profissionais ou de agências bancárias.

O sindicato também identificou a necessidade da implementação do adicional de fronteira para os trabalhadores da região. Nos últimos anos, com o aumento da inflação e a possibilidade de expansão econômica local, os custos com educação, alimentação, moradia e saúde cresceram. Muitos bancários e bancárias utilizam seus salários apenas para sobreviver e trabalhar, enfrentando dificuldades para alcançar estabilidade financeira ou formar uma reserva para emergências.

O presidente do Sintraf-AP, Samuel Bastos, reafirmou o compromisso do sindicato com quem está na ponta, garantindo o funcionamento do sistema bancário em regiões estratégicas e muitas vezes esquecidas.

“Estar aqui é ouvir de perto as trabalhadoras e os trabalhadores, compreender suas dificuldades e transformar essa escuta em ação sindical concreta. Defendemos a ampliação e a instalação de novas agências bancárias, além da contratação de mais empregados, porque sabemos que a sobrecarga de trabalho compromete tanto a saúde dos bancários quanto o atendimento à população”, complementou o presidente.

Diretoria do Sintraf-AP\ Foto: Giovane Brito
Diretoria do Sintraf-AP\ Foto: Giovane Brito

O presidente do Sintraf-AP, Samuel Bastos, a secretária geral, Bruna Athayde, o  diretor administrativo e financeiro, Edson Gomes, e a diretora de mulheres, Samila Moraes, foram os membros do Sintraf-AP que se deslocaram até os municípios.  

Como forma de agradecimento por todas as contribuições, o sindicato organizou um jantar de confraternização, proporcionando um momento de lazer, integração e convivência entre trabalhadores de diferentes bancos. Durante o encontro, também foram realizados sorteios de brindes

Com o encerramento da caravana pelos municípios de Amapá e Oiapoque, o sindicato reafirma que segue presente, atuante e cobrando soluções dos bancos para garantir condições dignas de trabalho e um serviço de qualidade para a sociedade. O Sintraf-AP está e continuará ao lado dos trabalhadores.

Nas próximas semanas, o Sintraf-AP seguirá viagem para os municípios de Laranjal do Jari, Pedra Branca e Porto Grande.


Redação Sintraf/AP

Foto: Giovane Brito

Siga-nos no Twitter: @SintrafAP

Facebook: Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá

Instagram: @Sintrafap

Contato: Secretária Sintraf/AP - (96) 98802-0267


Comments


2.png
logo 1.png
3.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • X
bottom of page