Para preservar a memória do movimento sindical, o Sintraf-AP realiza curso de formação para representantes sindicais
- sintrafap

- Nov 10
- 3 min read
O curso tem como tema “Raízes da Luta - História do movimento sindical”

Nos preparativos para a celebração dos 15 anos do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado do Amapá (Sintraf-AP), foi realizado um curso de formação sindical. A capacitação teve como objetivo manter viva a memória de anos de luta do movimento sindical no Brasil e destacar seus principais avanços para os trabalhadores.
A sede do sindicato, nos dias 07 e 08, foi palco de diálogos e grandes trocas de conhecimento. O curso, com o tema “Raízes da Luta – A História do Movimento Sindical”, capacitou dirigentes, delegados e delegadas sindicais do Sintraf-AP e do Sindicato dos Urbanitários no Amapá (STIUAP).

O momento fortalece a compreensão sobre o papel do sindicato, os direitos trabalhistas, estratégias de mobilizações e os desafios das relações de trabalho. O curso busca uma atuação consciente, participativa e transformadora na vida sindical, considerando a história dos movimentos sociais no Brasil.
A capacitação foi ministrada pelo professor e pesquisador Jeter Gomes, pós-graduado em Economia do Trabalho e Sindicalismo.

“Vamos resgatar, na história, o início do movimento sindical e mostrar que as lutas de hoje são a continuidade das conquistas de quem veio antes. Compreender a história é fundamental para conhecer nosso passado e reconhecer os avanços que já conquistamos. Sem olhar para o passado, não conseguiremos entender o presente nem construir um futuro mais justo e promissor para todos”, afirma Jeter Gomes.
Os temas discutidos durante o curso abordaram a história do Brasil e do movimento sindical, as revoluções, o desenvolvimento econômico e a construção social a partir dos movimentos populares.

No primeiro dia (07), o curso aconteceu nos períodos da manhã e tarde, o 1ª dia finalizou com um happy hour na nova sala de jogos do Sintraf-AP.
Compuseram a mesa de abertura o presidente do Sintraf-AP, Samuel Bastos; o diretor Edson Gomes; o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Jedilson Oliveira; e a presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira, que participou de forma online.

O dia de curso começou com uma dinâmica em grupo, incentivando a interação e proporcionando uma manhã mais leve. Também foi exibido um vídeo sobre a histórica greve de 1985 dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal, que lutavam pela redução da jornada de trabalho.

O vídeo, protagonizado pelo bancário aposentado Dilermando Sirotheau, foi apresentado aos representantes sindicais. Em seu relato, o ex-bancário contou como foi viver aquela greve, um momento de grandes avanços para todos os trabalhadores do Brasil.
Para o bancário da Agência de Fomento do Estado do Amapá (Afap), Cleison Morais, que atua há um ano como delegado sindical, o momento de aprendizado serve para conhecer melhor a entidade da qual faz parte. Ele afirma,“o curso é importante para desenvolver a consciência de classe e entender que precisamos atuar juntos contra o sistema patronal. Unidos, conseguimos maiores benefícios e direitos.”.

A trabalhadora do Banco do Brasil, Algenir Freitas, está em seu primeiro ano como delegada sindical e relata, “Tive acesso a conhecimentos sobre nossa função como membros do sindicato dentro das agências e sobre como foram construídos os sindicatos no Brasil. Ter acesso a essas informações é uma forma de melhorar nossa atuação junto ao sindicato.”.

Para o presidente do Sindicato, Samuel Bastos, capacitações como essa são indispensáveis para a construção de uma luta organizada e transparente.

“Investir em formação é investir na força da categoria. Cada capacitação fortalece nossa base e garante que o sindicato continue atuando com consciência, unidade e responsabilidade.”, fala o presidente.
A capacitação é uma forma de auxiliar e preparar os trabalhadores de base que estão presentes no dia a dia dos bancários e bancárias do Amapá. Os dirigentes e delegados sindicais são eleitos por meio de votação e têm o papel de representar o sindicato dentro dos bancos, informando a base sobre as lutas, movimentos, assembleias, atos e ações do Sintraf-AP.

O diretor Edson Gomes, que organizou o evento, fala sobre a importância da formação para a base sindical, “é por meio da formação que fortalecemos nossas lideranças e garantimos que cada representante sindical atue com preparo e compromisso em defesa da categoria. O conhecimento é uma das nossas maiores ferramentas de transformação”.

Fotos do curso: Clique aqui!
Conteúdo do curso:
Redação Sintraf/AP
Texto: Giovane Brito
Fotos: Giovane Brito
Siga-nos no Twitter: @SintrafAP
Facebook: Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Amapá
Instagram: @Sintrafap
Contato: Secretaria Sintraf/AP - (96) 98802-0267
![[Logo] [Horizontal] Sintraf-AP-02.png](https://static.wixstatic.com/media/023f65_6d1fd5ef1e13430f97e0535205e44d1e~mv2.png/v1/crop/x_0,y_1307,w_3334,h_719/fill/w_380,h_82,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BLogo%5D%20%5BHorizontal%5D%20Sintraf-AP-02.png)







Comments