top of page
  • sintrafap

Novembro Azul

Novembro Azul: Mês mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Todos os anos, oficialmente em 21 países preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental. O dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial de combate ao câncer de próstata. No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A cada ano o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão pelo sexo masculino, diminui.

O câncer de próstata é assintomático no início, ou seja, não apresenta nenhum sintoma, o que torna a prevenção muito importante. Vale lembrar que o exame de sangue não substitui o de toque, que é simples e rápido. É indispensável que os dois sejam realizados, principalmente em homens que já passaram dos 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

Vale ressaltar que o profissional de saúde pode orientar sobre testes rápidos, como sífilis, hepatite e HIV.

Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde é realizando testes e exames com frequência:

· Verificação da pressão arterial;

· Atualização da carteira vacinal;

· Hemograma completo e testes de urina;

· Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC;

· Teste de glicemia, para prevenção de diabetes.

“Um em cada seis homens desenvolve o câncer de próstata. O Diagnóstico precoce pode salvar a sua vida, deixe o preconceito de lado e cuide da sua saúde, a prevenção é essencial para uma vida saudável” recomenda a Diretora de Saúde SINTRAF-AP - Dayane Machado.



11 views0 comments
bottom of page