top of page
  • Writer's picturesintrafap

Fevereiro Roxo e Laranja


No segundo mês do ano as cores roxa e laranja ganham destaque com o objetivo de simbolizar o combate ao Lúpus, Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia, e conscientizar a sociedade sobre cuidados com a saúde.

A cor roxa foi escolhida para simbolizar o combate ao Lúpus, Mal de Alzheimer e a Fibromialgia, duas doenças autoimunes e uma degenerativa “silenciosas” em seus sintomas e progressão.

A cor laranja visa conscientizar a população sobre a importância do combate a Leucemia e incentivo a doação de medula óssea.

Durante o mês de fevereiro, as duas cores são bastante utilizadas para chamar a atenção para a prevenção e o combate dessas doenças que acometem milhões de pessoas em todo o mundo. Apesar de afetar um número significativo da população, elas ainda são desconhecidas para muitas pessoas. Saiba mais sobre cada uma delas:

Lúpus

O Lúpus é um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento. No entanto, os anticorpos em excesso passam a atacar o organismo, causando inflamações.

Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico é a forma mais séria da doença e também a mais comum, pois afeta aproximadamente 70% dos pacientes com Lúpus. Ele afeta principalmente mulheres, sendo 9 em 10 pacientes com o risco mais elevado durante a idade fértil.

Alzheimer

O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, a condição também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.

O Alzheimer é a causa mais comum de demência no mundo. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer.

Fibromialgia

Já a Fibromialgia é uma síndrome crônica que ataca especificamente as articulações. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção. No entanto, ainda não se sabe o motivo pelo qual pessoas desenvolvem a doença. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres.

Leucemia

O Ministério da Saúde define a Leucemia como uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Esse é um dos tipos de câncer mais perigosos que tem. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que em 2019 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos.

 

Fonte: Ministério da Saúde.

 

É fundamental buscar orientação médica caso você ou alguém que você conheça apresente sintomas dessas doenças. A doação de medula óssea também é importante para salvar vidas.

 

O Sintraf/AP apoia todas as campanhas em defesa da vida!


Redação Sintraf/AP.

41 views0 comments

Comments


2.png
logo 1.png
3.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • X
bottom of page