top of page
  • sintrafap

Fetec-CUT/CN participa do 6º Congresso da UNI Global Union, na Filadélfia (EUA)

Com o tema Crescendo Juntos, encontro começa na segunda 27. Nesta sexta 25 tem início a 6ª Conferência Mundial de Mulheres da UNI, o sindicato global que reúne 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços

A Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) integra a delegação brasileira que participará do 6º Congresso Mundial da UNI Global Union, que será realizado entre esta segunda-feira 28 e a quarta-feira 30 de agosto na Filadélfia, capital da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A UNI Global Union é o sindicato mundial que representa mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços de mais de 150 países de todos os continentes. A Contraf-CUT é filiada à entidade sindical global, que tem sede em Nyon, na Suíça.

Antecedendo o 6º Congresso, que terá como tema ‘Rising Together’ (Crescendo Juntos), a UNI realiza nesta sexta 25 e sábado 26, também na Filadélfia, a 6ª Conferência Mundial de Mulheres. Saiba mais aqui. Pela Fetec-CUT/CN participam dos encontros o presidente Cleiton dos Santos Silva e a secretária de Bancos Privados, Neide Rodrigues, também presidenta do Sindicato de Campo Grande.

“A classe trabalhadora precisa estar unida em todo o mundo, especialmente os trabalhadores do sistema financeiro, pois se trata de um setor altamente rentável e quem levado, através do uso da tecnologia e da Inteligência Artificial, ao fechamento de postos de trabalho em todo o mundo, além da precarização do trabalho, levando ao adoecimento da categoria e afetando os outros setores da economia em todo o mundo”, afirma Cleiton dos Santos.

Ele acrescenta: “Precisamos pensar num projeto global que mude a realidade, em que o investimento seja produtivo e respeite os trabalhadores e o meio ambiente, sobretudo nesse momento em que o mundo passa por um aquecimento global e outros desastres severos. Precisamos cuidar das próximas gerações”. Confira no vídeo abaixo.

O tema neste ano é Crescendo Juntos “porque entendemos que a missão da UNI é a construção de poder das mais de 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores que a entidade representa, por meio de sindicatos fortes e negociações coletivas eficazes”, destaca a presidenta da UNI Finanças, Rita Berlofa, que também é secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT. A UNI Finanças representa o ramo financeiro dentro da UNI Global.

“Usamos organização, negociação coletiva, amplo envolvimento das partes interessadas e campanhas políticas para criar mudanças em escala global, ao mesmo tempo em que fortalecemos a capacidade em nível de base”, afirma a UNI Global Union, em nota sobre seu papel na conjuntura mundial.

O que vai ser discutido e decidido

• Sob o lema “Crescendo Juntos”, o 6º Congresso da UNI Global Union acontecerá de 27 a 30 de agosto, na cidade da Filadélfia (Pensilvânia), nos Estados Unidos. • No encontro, serão definidas as pautas de luta e a nova diretoria da entidade para os próximos quatro anos. • Os eixos de discussão definidos para a congresso deste ano são: – Organização e negociação coletiva; – Economia global inclusiva; – Direitos humanos, democracia e justiça racial; – Saúde e segurança; – Crise climática. • A UNI Global Union está presente em mais de 150 países e representa mais de 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores. • A Contraf-CUT é uma das maiores entidades filiadas à UNI Global Union no mundo. • O 6º Congresso da UNI Global Union acontece logo após a 6ª Conferência Mundial de Mulheres, que será nos dias 25 e 26 de agosto, na mesma cidade.

Fonte: Fetec-CUT/CN, com Contraf-CUT


7 views0 comments

Comments


bottom of page