Dezembro Vermelho e Laranja
- sintrafap

- Dec 4, 2023
- 1 min read

Dezembro Vermelho
Em 1988, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 1º dezembro como o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção contra o vírus do HIV, que na época afetou milhares de pessoas.
No Brasil em 2017, através da Lei nº 13.504/2017 foi criada a Campanha Dezembro Vermelho como forma de gerar uma mobilização nacional em prol dos direitos, assistência, proteção de pessoas que convivem com a doença e também de reforçar a prevenção dessa e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com políticas públicas e informação para a população.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 92% das pessoas que fazem tratamento atingem o estágio indetectável da doença, ou seja, já não transmitem o vírus e têm qualidade de vida.
Por este motivo a Campanha é tão importante para além de difundir informação, reafirmar e fortalecer as ações governamentais.
Faça sua parte, previna-se e apoie esta Campanha.

Dezembro Laranja
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu o mês de dezembro para a Campanha Dezembro Laranja porque é quando a incidência dos raios solares é mais forte na maior parte do país, dessa forma várias ações são realizadas em diversos estados como forma de conscientizar a população sobre a importância do uso de artifícios que previnam o câncer de pele.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2020, cerca de 176.930 pessoas manifestaram a doença, na maioria mulheres. Assim, é fundamental observar os fatores de risco como histórico familiar, sistema imune debilitado, doenças de pele e evitar grande exposição solar.
Proteja-se! Sua saúde em primeiro lugar!
![[Logo] [Horizontal] Sintraf-AP-02.png](https://static.wixstatic.com/media/023f65_6d1fd5ef1e13430f97e0535205e44d1e~mv2.png/v1/crop/x_0,y_1307,w_3334,h_719/fill/w_380,h_82,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BLogo%5D%20%5BHorizontal%5D%20Sintraf-AP-02.png)







Comments