top of page

Começa o curso sobre violência organizacional e adoecimentos no trabalho, voltado para dirigentes sindicais

  • Writer: sintrafap
    sintrafap
  • Apr 1
  • 3 min read

Curso visa ampliar o conhecimento dos dirigentes para potencializar a ação sindical no combate à violência organizacional e aos adoecimentos no trabalho

ree

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) iniciou na quinta-feira 27 de março o curso de formação sobre “Modelo de Gestão, Atos de Violência e Adoecimento dos Trabalhadores em instituições financeiras”, dirigido aos dirigentes dos sindicatos filiados e coordenado pela psicóloga do trabalho Ana Magnólia Mendes, pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) e a principal especialista sobre doenças do trabalho no sistema financeiro.

O curso visa ampliar o conhecimento dos dirigentes para potencializar a ação sindical no combate à violência organizacional e aos adoecimentos no trabalho, de forma a preservar a saúde e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do ramo financeiro.

O curso é um dos três pilares estruturantes da estratégia da Fetec-CUT/CN de combater as causas dos adoecimentos, que inclui ainda a pesquisa que está sendo realizada com os trabalhadores do ramo financeiro na região Centro-Norte e a Clínica do Trabalho, conduzida por psicólogos especializados, que está ouvindo de forma pessoal ou virtual as vítimas de adoecimentos ou que estão sofrendo no trabalho.

Participe da pesquisa, que é sigilosa. Basta clicar em https://pesquisa.ibract.com.br/fetec-cn ou entrar pelo QR Code abaixo.

ree

E para participar da Clínica do Trabalho você pode entrar em contato com os psicólogos pelo email clinicadotrabalho.fetec.cn@gmail.com.

“O curso tem o objetivo de capacitar nossos dirigentes sindicais para fazer o diálogo com os trabalhadores do ramo e combater de forma mais eficaz as práticas de gestão baseadas na violência organizacional, que traz doenças psicossomáticas no mundo do trabalho”, afirma Rodrigo Britto, presidente da Fetec-CUT/CN, no vídeo abaixo.

“Solicitamos a todos os sindicatos filiados que se engajem tanto na participação do curso quanto na convocação e realização da pesquisa, ampliando também para os trabalhadores dos outros setores do ramo financeiro”, acrescenta Wadson Boaventura, secretário de Saúde e Condições de Trabalho da Fetec-CUT/CN. 

A primeira aula do curso da Fetec-CUT com os dirigentes sindicais da base da Federação foi baseada no texto “Modelo de Gestão, Atos de Violência e Adoecimento dos Trabalhadores em Instituições Financeiras”, da professora e pesquisadora Ana Magnólia. Clique aqui para ler o texto

A diretora de Saúde, Condições de Trabalho, Esporte e Lazer, Dayane Machado, esteve presente na reunião e destacou a importância da colaboração dos bancários na pesquisa desenvolvida pela Fetec. As respostas serão cruciais para que sindicatos e organizações articulem ações para combater o adoecimento no ambiente laboral.

“Desde o dia 19 de fevereiro, estamos participando de reuniões, formações e capacitações para oferecer o suporte necessário aos colegas que enfrentam qualquer tipo de violência no trabalho. Precisamos combater toda forma de violência que afeta os trabalhadores e pode desencadear outros problemas de saúde. Momentos como este são primordiais para melhor atendermos a base e garantirmos segurança e saúde dentro dos postos de trabalho”, afirma a diretora.

Os bancários e bancárias que precisam conversar com um especialista podem utilizar o canal de atendimento gratuito e sigiloso fornecido pela federação. Para agendar o atendimento, o trabalhador deve entrar em contato pelo e-mail: clinicadotrabalho.fetec.cn@gmail.com.

 "O Sintraf-AP se faz presente nesta capacitação. É sempre importante estarmos atualizados sobre como identificar e combater o assédio e outras práticas que adoecem os trabalhadores e trabalhadoras. A saúde mental é uma das pautas prioritárias da atualidade, e precisamos articular ações para garantir uma rede de apoio à nossa base, mostrando que o sindicato está ao lado de cada trabalhador e trabalhadora, se esforçando para construir um ambiente de trabalho mais digno e saudável", destaca Edson Gomes, diretor Administrativo e Financeiro.

Fonte:Fetec-CUT/CN, com alterações da redação Sintraf-AP

Comments


2.png
logo 1.png
3.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • X
bottom of page