top of page
  • sintrafap

Candidatos apoiados pela Fetec-CUT/CN e sindicatos são os mais votados nas eleições da Funcef

Haverá segundo turno, de 29 de abril a 2 de maio, para a Diretoria de Administração e Controladoria, Diretoria de Benefícios e Conselho Deliberativo



Os candidatos do movimento ‘Juntos! A Funcef é dos Participantes’, apoiados pela Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), pelo movimento sindical e pela Fenae, foram os mais votados na eleição da Funcef realizada entre os dias 21 e 25 de abril. Com 54,29% dos votos obtidos, os candidatos ao Conselho Fiscal Sâmio Cássio (titular) e Tamara Siqueira (suplente) foram eleitos em primeiro turno.


A votação para a Diretoria de Administração e Controladoria, Diretoria de Benefícios e Conselho Deliberativo será definida pois não atingiu a maioria absoluta e vai a segundo turno, entre os dias 29 de abril e 2 de maio.

Jair Pedro Ferreira, do movimento ‘Juntos! A Funcef é dos Participantes’, foi o mais votado para a Diretoria de Benefícios, com 45,78% dos votos. Para a Diretoria de Administração e Controladoria, Rogério Vida também foi mais votado, com 44,02%.

Para o Conselho Deliberativo, os candidatos do ‘Juntos’ também foram os mais votados: Antônio Messias (titular) e Wagner Ferreira (suplente) alcançaram 27,03% dos votos; Selim Antônio de Salles Oliveira (titular) e Helaine Coutinho Cardoso (suplente) tiveram 25,76% da votação.

“Vamos agora intensificar a campanha para eleger nossos candidatos no segundo turno. Eles serão de importância estratégica para defender verdadeiramente os interesses dos associados, devolver a Funcef aos participantes e garantir que nosso fundo de pensão seja bastante sólido para garantir o pagamento dos benefícios na nossa aposentadoria”, convoca Edson Gomes, diretor de Bancos Públicos da Fetec-CUT/CN, que é empregado da Caixa.

Jair Pedro ressalta a importância do voto para fortalecer o direito de escolha de representantes dos participantes nos órgãos estatutários da Fundação. “Estamos em um momento de grande ameaça à gestão dos fundos e da representatividade dos participantes na Fundação. A votação do primeiro turno foi muito baixa – pouco mais de 30% dos eleitores fizeram suas escolhas. Este é um direito conquistado com muita luta, do qual não podemos abrir mão. A votação de todos é fundamental para manter e fortalecer esta conquista”, explica o candidato.

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal, Sérgio Takemoto, reforça o apoio aos candidatos do movimento ‘Juntos- A Funcef é dos participantes’. “A votação nos candidatos que apoiamos mostra a força das entidades representativas. Seguimos fortes para o segundo turno para construírmos uma Funcef democrática, transparente e representativa", destacou.

“É um momento desafiador de fortes ameaças e de descaso às vozes da vontade coletiva. Por isso, as entidades representativas têm o papel fundamental de fortalecer o diálogo com os ativos e aposentados da Caixa para fazer frente a essas ameaças. Uma forma de mobilização é eleger representantes que tenham compromisso com os trabalhadores”, ressaltou Takemoto. Fonte: Fetec-CUT/CN, com Fenae


3 views0 comments
bottom of page