• sintrafap

14º Congresso Nacional dos Empregados do Basa ocorre nesta 6ª e sábado

Atividade, que faz parte da Campanha Nacional dos Bancários, vai debater sobre temas gerais para contribuir com a elaboração da minuta de reivindicações da categoria


Os empregados do Banco da Amazônia (Basa) realizam nesta sexta-feira (27) e sábado (28) seu 14º Congresso Nacional para debater sobre a defesa do Basa e dos demais bancos públicos, saúde e condições de trabalho, emprego, remuneração, Plano de Cargos, Carreias e Salários (PCCS), Participação nos Lucros e/ou Resultados e sobre a minuta de reivindicações específicas para a Campanha Nacional da categoria bancária. O congresso será realizado na modalidade remota, por uma plataforma de videoconferência pela internet. “O Congresso faz parte Campanha Nacional dos Bancários e reunirá trabalhadores de todos os estados onde o Basa atua para debater sobre questões que afetam toda a categoria e outras específicas dos empregados do Basa. O objetivo é elaborarmos a pauta de reivindicações que será entregue à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e também ao banco”, informou o coordenador da comissão de empregados do Basa, Sérgio Trindade, o Serginho.


O Brasil que a gente quer

Mas, o coordenador de empregados do Basa ressaltou que o Congresso também refletirá sobre questões mais gerais, que afetam toda a classe trabalhadora. “Estamos em um ano eleitoral. E nos últimos tempos ficou ainda mais claro que os resultados das escolhas feitas por todos os brasileiros afetam muito a classe trabalhadora e principalmente a nós, empregados de bancos públicos”, disse. “Precisamos refletir sobre um país mais justo para as trabalhadoras, trabalhadores e a população que está cada vez mais empobrecida. O Brasil que a gente quer com mais equidade, mais emprego, mais investimentos em educação, em saúde, em todas as políticas sociais. Um país que seja democrático e não venda suas empresas públicas a troco de bananas. ‘Este é o país que a gente quer’”, completou Serginho, fazendo referência ao tema do Congresso: “Um país + justo pra gente. Este é o Brasil que a gente quer”.


Veja abaixo a programação completa

14º Congresso Nacional dos Empregados do Banco da Amazônia 1º DIA (27.05.2022) 18h: Mesa de abertura e saudações. Participantes: – Rosalina Amorim, diretora executiva da Contraf-CUT; – Tatiana Oliveira, presidenta da Seeb-PA; – Sérgio Trindade, Coordenador da COE/Basa e diretor da Fetec/CUT CN; – Gilson Lima, presidente da AEBA. 18h30: Análise de conjuntura. Tema: Desafios nacionais e políticas de desenvolvimento na Amazônia. Palestrantes: – Dr. Danilo Fernandes, Professor e pesquisador da UFPA. Coordenador do Programa de pós-graduação em economia PPGE; – Cleiton Santos, presidente da Fetec/CUT-CN. 2º DIA (28.05.2022) 09h: Aprovação do regimento. Coordenadora: Tatiana Oliveira. 09h15: Análise do Dieese sobre o balanço do Banco da Amazônia. Palestrante: Nádia Vieira de Souza – Técnica do Dieese. 10h30: Debates. TEMA 01. Defesa do Emprego e dos Bancos Públicos. TEMA 02. Saúde e Condições de Trabalho. TEMA 03. Emprego e Remuneração (PCCS e PLR). 11h30: Aprovação das propostas de reivindicações para a campanha salarial 2022. 12h30: Encerramento.




Fonte: Contraf/CUT


2 views0 comments