O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado do Amapá conseguiu liminar que garante a reintegração de trabalhadores do Banco do Brasil.

O Banco do Brasil, em cumprimento a determinação judicial proferida nos autos de ação ajuizada pelo Sindicato, iniciou o processo de reintegração dos empregados que haviam sido demitidos de forma irregular.
Entenda o caso
Ainda no curso do ano de 2010 o banco instaurou diversos procedimentos administrativos disciplinares contra bancários que cumulavam os cargos de Escriturário com o de Professor nas redes públicas de ensino.
Contra essa conduta do banco, ainda em 2010, o sindicato ajuizou uma primeira ação pedindo o reconhecimento de que a acumulação dos cargos é regular.
Contudo, já no ano de 2011, os PAD’s chegaram ao fim, com aplicação de demissão por justa causa a alguns colegas do banco.
Em resposta, foi ajuizada uma segunda ação no ano de 2011, pedindo a reintegração dos bancários demitidos por justa causa.
Após longo trâmite processual, a Justiça do Trabalho concluiu, de forma definitiva que a acumulação de cargos é regular. Para além disso, foi deferida medida liminar determinando a reintegração dos bancários demitidos por justa causa e que foram listados pelo sindicato no processo.
A decisão ainda pode ser alvo de recurso. Contudo, as reintegrações serão realizadas sem qualquer impedimento.
” Desejamos um bom retorno aos colegas que foram alvo de uma grande injustiça por parte do Banco, esperamos que a decisão se consolide e atinja a todos e todas que aguardam a restauração do direito, estaremos sempre alertas e prontos para defender os interesses dos trabalhadores mesmo que a missão pareça ser difícil, não arredaremos.” Afirmou o Presidente do SINTRAF/AP, Samuel Bastos.

Samuel Bastos com um dos empregados reintegrado
Fonte: SINTRAF/AP
Comments