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Sintraf- AP denuncia prática abusiva de bancos no estado

O Sintraf-AP recebeu denúncias de que os bancos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander, vem reiteradamente negando o atendimento nos serviços de recebimento de depósitos e pagamentos de boletos em espécie. Esta prática é abusiva, fere diretamente o direitos dos consumidores.

De acordo com o artigo 3º da Resolução CMN 3.694 de 2009, os bancos não podem negar o acesso dos clientes e do público usuário aos meios convencionais, mesmo na hipótese de atendimento alternativo ou eletrônico. Ainda que o banco ofereça alternativas, cabe ao cliente escolher qual meio deseja utilizar.

Neste mesmo contexto, existe outra preocupação do Sindicato, quanto a substituição no atendimento pessoal por alternativas eletrônicas. Tendo em vista que reduzir a necessidade de mão de obra ocasiona demissões. Não que sejamos contrários as evoluções tecnológicas e a utilização das mesmas, mas apoiamos que haja uma adaptação de forma harmônica entre a mão de obra e a tecnologia.

Diante dos fatos, o Sintraf-AP apresentou denúncia/reclamação ao Ministério Público do Trabalho de Macapá e ao Ministério Público do Amapá, para que a conduta dos bancos sejam apuradas em caráter de urgência, e os direitos do usuários sejam preservados.

O mesmo foi feito com relação ao Banco Itaú, que após denúncia/reclamação se comprometeu atrás de um TAC cessar tais práticas.

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