top of page

Salve 28 de agosto, Dia do bancári@, vocês são essenciais para a sociedade em todos os momentos! Par

Você sabia que o Dia do Bancári@ é historicamente um dia de LUTA? No dia 28 de agosto de 1951, o Sindicato dos Bancários de São Paulo deflagrou a 1ª greve após receber uma proposta de reajuste salarial insignificante. Os profissionais pediam, na época, 40% de melhoria salarial e melhores condições de trabalho.

O movimento teve adesão de várias outras categorias, porém, estas não aguentaram a pressão e acabaram por aceitar as propostas do governo, que estavam bem abaixo da média solicitada pela classe bancária, então apenas os bancári@s continuavam resistindo às pressões.

Após 69 dias em greve, os trabalhadores conquistaram um reajuste de 31% no salário. Uma grande vitória para a categoria. A insistência e força dos profissionais daquela época se tornou um exemplo para todos. Por isso, o dia 28 de agosto é lembrado como o Dia dos Bancários em todo o Brasil.

Todos os direitos conquistados em quase 1 século de luta organizada, resistência, dedicação e sacrifícios. Jornada de 6 horas, 13ª cesta-alimentação, igualdade de oportunidades, PLR. Não abriremos mão desses direitos! Neste dia, não poderia ser diferente, a categoria está de prontidão em atos públicos por todo o país e em assembleia permanente para as próximas deliberações da Campanha Nacional 2020. Por isso, convocamos toda categoria para juntos fortalecer essa luta que é nossa!

0 views0 comments

Comments


bottom of page