top of page
  • sintrafap

Plenária debaterá questões específicas das PCDs da Caixa

Contraf-CUT quer fazer levantamento dos problemas para negociar soluções

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) realizará, no dia 9 de fevereiro, a partir das 19h30, uma plenária nacional com as empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal, para tratar dos principais aspectos funcionais e de carreira dos trabalhadores com deficiência.


“Queremos fazer o levantamento dos problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência (PCDs) que trabalham na Caixa para negociarmos a solução para estes problemas”, explicou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt. “Já havíamos debatido esta pauta no último Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) e encaminhado para o banco naquela ocasião. Agora, com uma nova gestão, queremos atualizar estes pontos para encaminhá-los novamente, com a expectativa de obtermos avanços na solução dos problemas”, completou, ao ressaltar que PCDs que trabalham na Caixa têm dificuldades para avançar na carreira e de acesso ao sistema.


Rafaella Gomes, secretária de Saúde da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), reforça o convite para a plenária e lembra que “promover a igualdade de oportunidade vai muito além de cumprir a cota prevista em lei, é necessário ter foco na qualidade de vida, acessibilidade e oportunidades de ascensão profissional. Essa plenária dará voz aos empregados PCD para que sejam eles os protagonistas de suas próprias demandas”.


Para o secretário geral do Sindicato e empregado da Caixa, Antônio Abdan, “vivemos um momento muito propício para visitarmos nossa política de relações humanas na Caixa. A presença de uma pessoa com deficiência na subida do presidente Lula à rampa do Palácio do Planalto nos deu uma importante dica de que as empresas precisam olhar com maior empatia a situação deste segmento da sociedade que há muito é ignorado. Assim, os bancários dão um importante passo na construção de uma política de inclusão dos PCDs, discutindo suas pautas e fazendo chegar à mesa da presidenta Rita Serrano suas reivindicações”.


A plenária será realizada por uma plataforma eletrônica de videoconferência, com limite de participação de 300 pessoas. Os interessados devem se inscrever antecipadamente para, após a inscrição, receber um link individual e intransferível de acesso. As inscrições estarão abertas até às 19h do dia 9 de fevereiro.


“Solicitamos às entidades, principalmente aos sindicatos, que encaminhem este convite aos empregados da Caixa, em especial àqueles com deficiência, que fazem parte de suas bases, e destaquem a importância da pauta a ser debatida”, ressaltou a coordenadora da CEE.

Plenária Nacional dos (as) Empregados (as) Caixa – PCDs 9 de fevereiro de 2023 – 19h30


Fonte: Contraf-CUT

Comentarios


bottom of page