top of page
  • Writer's picturesintrafap

Março-Lilás Mês da Conscientização e Combate ao Câncer de Colo de Útero

Updated: Mar 7, 2022

Além de contar com o dia internacional da mulher, o mês de março é responsável por acolher um importante movimento de conscientização do público feminino. Conhecido como “Março Lilás”, este período do ano traz uma reflexão sobre a necessidade de discutir sobre o câncer de colo de útero.


É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A vacinação é a principal arma contra o câncer de colo de útero e por isso ela está entre as prioridades das novas diretrizes da OMS no combate a essa doença que registra cerca de 570 mil novos casos por ano no mundo. (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. De toda forma, vale lembrar que além da vacinação, o exame de Papanicolau é também indicado como método de prevenção.

Além da infecção por esse vírus, que acontece através de relações sexuais desprotegidas, outros fatores podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de câncer, como outras DSTs, tabagismo e várias gestações.


“É importante que toda mulher cuide de sua saúde com amor, orientamos nossas trabalhadoras e suas famílias para a prevenção, sempre buscando orientação médica de especialistas, fazendo exames preventivos, assim protegendo e garantindo uma vida saudável”, ressalta a diretora Dayane Machado.



Para mais informações acessem os sites abaixo:

https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-do-colo-do-utero/historico-das-acoes

13 views0 comments

Comments


2.png
logo 1.png
3.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • X
bottom of page