top of page
  • sintrafap

Março Lilás



Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, que é o terceiro mais frequente entre a população feminina no País e a quarta causa de morte de mulheres.

Diante deste cenário, o Sintraf/AP apoia a campanha Março Lilás com o objetivo de conscientizar a população sobre o tema e ajudar no enfrentamento do câncer de colo do útero.

O que é o câncer do colo do útero?

Também chamado de câncer cervical, o câncer do colo do útero é provocado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV, os chamados de oncogênicos. A infecção genital por esses vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença.

Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo e são curáveis na maioria dos casos. Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo. O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. 

Prevenção

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades Públicas de Saúde, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. Outra forma de evitar a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação.

 

Fonte: Ministério da Saúde.

 

O Sintraf/AP apoia essa causa! Juntos contra o Câncer do colo do útero.


Redação Sintraf/AP.

14 views0 comments

Comments


bottom of page