top of page
  • Writer's picturesintrafap

LER/Dort: trabalhadores do ramo financeiro são os mais afetados pelas doenças

Updated: Mar 7, 2023

Estudos apontam que a falta de ergonomia no ambiente de trabalho afeta a saúde física e mental dos bancários


O dia 28 de fevereiro foi escolhido para marcar a luta pelo combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), que são problemas que causam dores, muitas vezes crônicas, em regiões como mãos, braços, coluna, pernas e pés, decorrentes de sobrecarga durante o expediente de trabalho.


De acordo com o artigo Transtornos Traumáticos Cumulativos em Bancários escrito por membros do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), publicado na Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, o descaso de alguns empregadores corrobora para os números crescentes de LER/Dort e a prevalência desses problemas no meio trabalhista no país. Além disso, o estudo aponta que a classe bancária é uma das mais afetadas.


Isso se explica com o fato de que, as funções no setor financeiro tem um "caráter mecanicista", onde os trabalhadores que se sentem pressionados pelo cumprimento de metas realizam tarefas sem pausas.


“Vários são os fatores de risco encontrados nas empresas [...] a grande quantidade de repetições de movimento com poucas variações [...] a pressão explícita ou implícita para manter um ritmo acelerado das atividades, a manutenção de posturas inadequadas, a realização do trabalho com estímulo à competição e premiação por produção, o excesso de trabalho que ultrapasse a jornada diária por meio de horas extras.” exemplificam os autores.


Ainda segundo o artigo, “outro fator de risco importante é o ambiente de trabalho inadequado, que engloba situações como: excesso de frio ou calor, poluição sonora, escassez de luz, ambiente seco, falta de espaço, monotonia nas atividades do trabalho desenvolvido, entre outros,” revelam.


A dirigente da Diretoria de Saúde do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado do Amapá (Sintraf-Ap), Dayane Machado comenta sobre a rotina de trabalho. “É importante estarmos atentos e alertas aos ambientes de trabalho, se eles estão ergonomicamente adequados, das agências ao home office, para poder evitar problemas de saúde. Dar atenção para a prevenção traz benefícios para o empregador e o trabalhador,” ressalta a diretora.


Direitos do trabalhador

Quando as dores de LER/Dort acabam por impedir a execução das tarefas laborais, o trabalhador tem direito ao Auxílio Doença, um afastamento remunerado que pode ser concedido através do reconhecimento por perícia do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). Em casos mais graves até mesmo aposentadoria, desde que se comprove que não há nenhuma maneira de reabilitar a pessoa para que ela possa retornar ao mercado de trabalho.


Sabendo que existem respaldos legais, o trabalhador pode recorrer judicialmente a fim de ter acesso a esses direitos. O Sintraf-Ap disponibiliza auxílio jurídico para os trabalhadores filiados, para mais informações basta entrar em contato através do e-mail sintraf.ap@gmail.com ou Whatsapp (96) 98802-0267.

Amanda Isis/ Ascom Sintraf-Ap


13 views0 comments

Commentaires


2.png
logo 1.png
3.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • X
bottom of page