Diretoria do Sintraf-AP marca presença na 25ª Conferência Nacional dos Bancários 2023
- sintrafap
- Aug 7, 2023
- 2 min read
Updated: Jul 18, 2024

Durante os três dias de evento entre mesas, plenárias e palestras alguns temas foram eixos principais das discussões: necessidade de maior organização dos trabalhadores do ramo financeiro nos comitês de luta e brigadas digitais, como forma de ampliar a mobilização da luta por reforma tributária, regulamentação das plataformas digitais, melhorar as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores, defende dos bancos públicos, entre outros.
Outro ponto que foi amplamente debatido foi o investimento em inteligência artificial (AI), tanto em atualizações de segurança no sistema financeiro quanto no dia a dia no ambiente de trabalho. O Congresso Nacional está trabalhando na construção do Marco Regulatório da Inteligência Artificial, projeto que prevê avaliação de riscos, responsabilização dos agentes envolvidos e direitos de pessoas eventualmente afetadas por AI.
O Economista do Departamento do Dieese na Contraf-CUT, Gustavo Cavarzan aponta que “é fundamental conhecer a realidade regional de cada base para definir prioridades e planos de ação”, como forma de estabelecer mudanças de estratégias no movimento sindical.
Consulta Nacional
O resultado da Consulta Nacional às Bancárias e Bancários 2023 foi apresentado no domingo (6), último dia da 25ª Conferência, 20 mil bancários de todo o país, sindicalizados ou não, participaram da pesquisa. Confira aqui o resultado.
Confira outras matérias sobre a Conferência Nacional 2023
Bancários se reúnem para a 25ª Conferência Nacional | Contraf CUT
Democracia e cenário global definem a luta dos trabalhadores | Contraf CUT
A regulamentação digital é fundamental para a evolução humana | Contraf CUT
Reforma tributária precisa contribuir com redução da desigualdade | Contraf CUT
O sistema financeiro está em mudança constante | Contraf CUT
Bancários definem resoluções de luta pela democracia | Contraf CUT
Comments