Nos dias 22 e 23 de fevereiro, os diretores do Sindicato dos Bancários do Amapá participaram do último módulo do curso Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), finalizando um ciclo de 3 módulos. O curso, que teve início em janeiro de 2017, contou nesse terceiro e último módulo com a presença especial do Prof. Tácito Pereira da Escola de Formação Sindical da CUT Chico Mendes da Amazônia.
“O Curso ORSB é de fundamental importância para o aprimoramento de todo dirigente sindical. Ele dá uma base ao dirigente sindical de toda situação histórica, desde o surgimento do movimento, não só no Brasil mas no mundo. Pra que o dirigente desenvolva um bom trabalho é preciso que ele saiba o que aconteceu no passado. Então, o curso faz um apanhado geral histórico muito bom para aprofundar o conhecimento para que assim o dirigente possa desenvolver o seu trabalho com mais sabedoria e engajamento”, ressalta Samuel Bastos, Diretor Financeiro do Sintraf-AP.
Os módulos trabalharam conteúdos voltados para diversos temas, como:
– Formação da classe trabalhadora brasileira;
– Movimentos sociais no Brasil;
– Novos movimentos e práticas político-culturais na sociedade brasileira;
– Desafios para quem faz o trabalho de base;
– Organização e representação sindical de base;
– Tecnicismo neoliberal;
Atualmente a sociedade brasileira vivencia dias de duros ataques contra os diretos dos trabalhadores, e tem sofrido grandes perdas, como a aprovação da Terceirização e da Reforma Trabalhista. Existe também a Reforma da Previdência, que traz em seu texto uma proposta desumana que condena os trabalhadores a não possibilidade de aposentadoria e afeta diretamente a capacidade de sobrevivência de todos.
“A formação sindical é importante para o movimento principalmente no momento que estamos atravessando porque nós precisamos nos preparar para defender os interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras e para fazermos essa defesa precisamos entender de onde vem esse golpe e esses ataques efetivos aos trabalhadores e trabalhadoras. O curso nos proporcionou um pouco isso, essa reflexão e a necessidade de mais do que nunca da classe trabalhadora está organizada, está preparada e principalmente está mobilizada”, afirma Prof. Tácito Pereira da Escola de Formação Sindical da CUT Chico Mendes da Amazônia.
Comments