top of page
  • Writer's picturesintrafap

Conade debate políticas públicas para PCDs. Bancários estiveram presentes


Foi realizada nos dias 8, 9 e 10 de maio a segunda reunião do Conade (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiências) em 2023. Os bancários de São Paulo, Osasco e Região estiveram representados pelos dirigentes sindicais José Roberto Santana e Isaías Dias.

De acordo com o IBGE, no Brasil existem 17,3 milhões de pessoas acima de dois anos com deficiência. O mesmo levantamento aponta que apenas 28,3% das pessoas com deficiência acima dos 14 anos estão inseridas no mercado de trabalho. Entre a população sem deficiência, esse percentual sobe para 66,3%.

“Foram três dias de intensos debates, nos quais foram abordadas políticas públicas para pessoas com deficiência no trabalho, educação, transporte e esporte. Também foi abordado o cuidado com quem cuida das pessoas com deficiência. Na educação, um dos pontos tratados foi a regulamentação do professor de apoio. No transporte interestadual, foi abordado o passe livre para pessoas com deficiência. Já no esporte, o debate tratou da criação do CBCP (Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos)”, relata o dirigente do Sindicato José Roberto Santana.

“As pessoas precisam acompanhar mais os debates realizados no Conade. Afinal, é o espaço no qual se debatem as políticas públicas para as pessoas com deficiência”, conclui o dirigente sindical.

Fonte: Bancários/SP

4 views0 comments

Comentários


2.png
logo 1.png
3.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • X
bottom of page