• sintrafap

CN2022: 6ª mesa sem avanços significativos no Basa

A rodada desta quinta-feira 04 tratou apenas de pontos pendentes de rodadas anteriores. Cláusulas econômicas serão debatidas na próxima semana

Mais uma rodada de negociações específicas da Campanha Nacional 2022 da categoria bancária sem avanços significativos para os empregados e empregadas do Banco da Amazônia, tendo em vista que, até o momento, só houve manutenção de cláusulas vigentes e propostas de mudanças de redação em algumas delas. A mesa realizada na tarde desta quinta-feira, 4 de agosto, de forma virtual, debateu pontos pendentes das rodadas anteriores. As cláusulas econômicas serão debatidas nas mesas previstas para os dias 10 (virtual) e 12 de agosto (presencial), ambas às 14 horas.


Dentre os pontos da minuta de reivindicações debatidos na reunião de hoje, os representantes dos trabalhadores na mesa de negociação destacaram os artigos 21 (DAS CIPAS) e 55 (EXAME PERIÓDICO), tendo em vista que o banco propôs que, caso o número de empregados candidatos seja inferior ao mínimo estipulado pelo Quadro I da NR 5, para composição da CIPA, o Banco preencherá as vagas remanescentes com empregados por ele indicados; além de desligamento de empregados que não comparecerem aos exames periódicos. As entidades sindicais não concordam com as propostas do banco e os assuntos seguirão em discussão.


Os empregados do Banco da Amazônia foram representados pela presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira; pelos diretores do sindicato e empregados do Basa, Sérgio Trindade e Cristiano Moreno; pelo diretor do SEEB Rondônia e empregado do Basa, Ricardo Vitor; além da diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim, com assessoria jurídica de Célia Menezes, do escritório Mary Cohen Advocacia Trabalhista e Sindical.


O Banco da Amazônia foi representado por Francisco Moura e Bruna Paraense, com a secretaria Daniela Vasconcelos.


Confira o resumo desta rodada de negociações

Manutenção de cláusulas do ACT vigente

CLÁUSULA 34 – JORNADA DE TRABALHO, com inclusão do parágrafo 8º


CLÁUSULA 36 – TRABALHO EM DIA NÃO ÚTIL, DIA ÚTIL NÃO TRABALHADO E EVENTOS EM DIAS ÚTEIS


CLÁUSULA 37 – DO ADICIONAL DE SOBREAVISO


CLÁUSULA 38 – INTERVALO PARA ATIVIDADES REPETITIVAS, incluir como parágrafo oitavo da cláusula 34 atual


CLÁUSULA 44 – POLÍTICA GLOBAL SOBRE AIDS, CÂNCER E DOENÇAS CARDIOVASCULARES E CONTAGIOSAS, incluindo, ao final do nome da cláusula, a palavra “DST”.


Artigos da minuta debatidos na reunião

ARTIGO 18 – DA MANUTENÇÃO DOS SALÁRIOS E DA COMPLEMENTAÇÃO DO AUXÍLIO-DOENÇA PREVIDENCIÁRIO E ACIDENTÁRIO E GARANTIA CONTRATUAL, manter a redação na Cláusula 39 do ACT atual e INCLUIR no parágrafo sexto recurso/reconsideração (…administrativo ou por ação judicial contra decisão do INSS).


ARTIGO 20 – DO ACIDENTE DE TRABALHO, manter a cláusula 43 já existente hoje com uma inclusão no parágrafo quarto. Entidades querem analisar melhor a proposta apresentada. O debate continua na próxima reunião.


ARTIGO 21 – DAS CIPAS, manter a cláusula 42 atual do ACT atual, ajustando a redação do parágrafo segundo (as entidades sindicais interessadas em acompanhar o processo eleitoral de que trata a presente cláusula poderão encaminhar correspondência ao Banco no prazo mínimo de 5(cinco) dias de antecedência da data da eleição).


Parágrafo sexto: o Banco incluirá na programação de treinamento dos cipeiros, palestra inicial e/ou reciclagem, momento destinado às entidades sindicais.


Parágrafo sétimo: Caso o número de candidatos seja inferior ao mínimo estipulado pelo Quadro I da NR 5, para composição da CIPA, o Banco preencherá as vagas remanescentes com empregados por ela indicados.


As alterações serão analisadas pelas entidades.


ARTIGO 55 – EXAME PERIODICO, está na cláusula 41 do ACT atual, o Banco quer manter a redação com ajustes/alterações da redação. O Sindicato não concorda com a retirada proposta pelo banco e detalhada acima.


ARTIGO 57 – JORNADA DE TRABALHO (HE’S e DESCANSO INTERVALAR), Debatido parcialmente, com proposta de manter a redação das cláusulas 11 e 34.


ARTIGO 58 – SEGUROS DE VIDA, DE ACIDENTES PESSOAIS E DE ASSISTÊNCIA FUNERAL, manter a redação atual do ACT, com a cláusula 9ª sendo reajustada pelo índice da Fenaban.


ARTIGO 88 – JORNADA DE TRABALHO (REFORMA TRABALHISTA), Banco não aceita incluir.


Fonte: Bancários PA

1 view0 comments