top of page
  • sintrafap

CEE negocia incorporação do plano REB com a Funcef

Trabalhadores cobram reparar desvantagens do REB e a incorporação ao Novo Plano

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) se reúne nesta quarta-feira (6) com a Fundação dos Economiários Federais (Funcef) para tratar sobre a incorporação do Plano de Benefícios (REB) ao Novo Plano.


“Trata-se de uma reivindicação antiga, desde a criação do Novo Plano, em 2006, para tentar reparar as desvantagens do REB, que havia sido criado em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, que preparava Caixa para a privatização”, lembrou a coordenadora da CEE, Fabiana Uehara Proscholdt.


Após várias tratativas, entre avanços e retrocessos, uma metodologia para a incorporação foi apresentada em mesa de negociação em outubro de 2014 e a incorporação foi incluída em cláusula no Acordo Coletivo de Trabalho de 2014/2015. Mas, em 2017, durante o governo Temer, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), criou impeditivos em relação aos cálculos retroativos. As negociações ficaram emperradas durante todo o governo Bolsonaro.


“Vamos retomar as negociações para buscar os reparos do REB”, disse a coordenadora da CEE.


A reunião será realizada de forma remota, por plataforma de videoconferência, a partir das 15.



コメント


bottom of page