• sintrafap

Audiência pública debate demissão do Quadro de Apoio do Basa

A sessão, requerida pela deputada federal Vivi Reis (Psol/PA), será nesta quarta 25, às 14h30, no Plenário 11 da Câmara dos Deputados

A demissão do Quadro de Apoio do Banco da Amazônia será debatida nesta quarta-feira (25), em uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília. A atividade foi requerida pela deputada federal Vivi Reis (Psol/PA), na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia, e ocorrerá às 14h30, no plenário 11, com transmissão ao vivo pelo Youtube da Câmara.


A presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira, e o secretário-geral da entidade e coordenador da comissão de empregados do Banco da Amazônia (Basa), Sérgio Trindade, que integra o Quadro de Apoio, estarão presentes na audiência pública, junto com representantes da Associação dos Empregados do Basa (AEBA), dos sindicatos dos bancários do Maranhão e do Amazonas e do Conselho de Administração do Basa. O presidente do Basa, Valdecir Tose, também foi convidado para a audiência.


“Parabenizamos e agradecemos à deputada Vivi Reis pela iniciativa de pautar esse assunto em audiência pública na Câmara, tendo em vista que se trata da demissão de centenas de empregados públicos concursados, em um contexto de aumento dos lucros do Banco em plena pandemia, com inflação recorde e taxa de desemprego que já atinge 11% da população brasileira. Esperamos que o debate sensibilize a direção do Basa a revogar sua decisão”, afirmou Tatiana.


“Nas palavras do banco, o Quadro de Apoio é um segmento em extinção na instituição e que sua manutenção atrapalha os planos de contratação de novos empregados. Porém, o Quadro de Apoio ajuda diariamente no fortalecimento do banco, inclusive no aumento da sua lucratividade”, disse Sérgio Trindade, ao informar que muitos colegas denunciaram sofrer diversas formas de assédio moral praticadas no dia a dia dentro do banco após o anúncio das demissões.


“Isso é inadmissível! Vamos apresentar esses elementos na audiência pública, para exigir respeito e defender nossos empregos”, destacou o coordenador da comissão de empregados do Banco, Sérgio Trindade.


Audiência Pública na Câmara dos Deputados

Pauta: Demissão do Quadro de Apoio do Basa

Local: Plenário 11 da Câmara

Data: 25 de maio (quarta)

Horário: 14h30




Fonte: Bancários PA, com edições da Contraf-CUT

4 views0 comments