top of page
  • sintrafap

5 de Agosto é o Dia Nacional da Saúde, entenda melhor a data


O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352/1.967. A data, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde, higiene e um estilo de vida mais saudável, foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 1872.

Oswaldo Cruz foi um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias como febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil. Além de ter fundado em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, hoje chamado de Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Há mais de um século, a Fiocruz tem contribuído para a saúde pública brasileira, com a produção de vacinas e medicamentos. É uma das organizações com maior destaque na América Latina, na área da ciência e tecnologia.

A saúde é formada por um conjunto de bem-estar, que envolve a qualidade de vida por meio da prevenção, tratamento e pós cuidados.

De acordo com a Lei N° 8.080 de 19 de setembro de 1900, “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício [...] O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.”

Não podemos falar sobre a saúde sem abordar seus determinantes sociais, entendermos as implicações das relações de trabalho na saúde da população é essencial para todos as trabalhadoras e trabalhadores.

O Sintraf-Ap entende que saúde é um direito fundamental e por isso luta por melhores condições de trabalho para que ninguém tenha sua saúde negligenciada, dentro ou fora do setor bancário.


0 views0 comments
bottom of page